quarta-feira, 16 de junho de 2010

Orquestra Jovem Mariuccia Iacovino se apresentará para Yo-Yo Ma

Segunda atração da série Concertos Internacionais 2010, da produtora Dell’Arte, O celebrado violoncelista Yo-Yo Ma, se apresentará no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no próximo dia 18. Americano, nascido na França, de pais chineses, Ma cultivou uma discografia, que conta com mais de 100 títulos, marcada pela diversidade, fruto dos contatos que o músico travou e trava através do mundo com instrumentistas das mais diferentes nacionalidades e culturas. Agora, os jovens da ONG ORQUESTRANDO A VIDA, de Campos dos Goytacazes, terão a chance de participar dessa rede de trocas de experiências e acompanhar de perto a performance daquele que é um dos mais requisitados nomes da música erudita na atualidade.


Antes da apresentação, os alunos da ONG, integrantes da Orquestra Jovem Mariuccia Iacovino, executarão para Ma, no anexo do Theatro, as obras “Abertura festiva”, de Dmitri Shostakovich, e “A grande Páscoa russa”, de Nikolai Rimsky-Korsakov, além das nacionais “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e “Berimbau”, de Baden Powell. Depois, poderão conversar com o violoncelista e acompanhar seu concerto bem de perto: a Dell’Arte preparou, para os jovens, assentos no próprio palco.

Para Jony William Vianna, diretor geral da ONG, a ocasião é “excelente” para os músicos.

— Tocar para Yo-Yo Ma é uma excelente oportunidade para nossos alunos, que poderão, ao mesmo tempo em que aprendem, mostrar o que estamos fazendo longe dos grandes centros mundiais e nacionais. Esperamos que Ma se sensibilize e abrace o trabalho que desenvolvemos aqui Campos, como vem fazendo com diversos músicos em diversos locais do mundo — afirma Jony, que completa. — Além disso, ter espaço em um palco tão prestigiado traz destaque não apenas para nossa arte, como para a cidade, e mostra para aos jovens até onde podem chegar se tiverem vontade e aplicação.

Nenhum comentário: