segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dr. Robert Gaddis aprova trabalho da ONG e propõe parceria




Aconteceu ontem (18), a segunda edição dos Grandes Concertos de Gala do CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC) e da ONG ORQUESTRANDO A VIDA. O evento contou com as presenças do grupo de gaitas-de-fole do Centro Educacional Vieira Brum, de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e da Escola de Dança de Ronaldo Vasconcelos. Na disputada platéia do Teatro Municipal Trianon, quase que totalmente cheia, estava — além de proeminentes figuras locais, como o Comendador Fernando da Silveira e o reitor da Faculdade de Direito de Campos, Levi Quaresma — o doutor Robert Gaddis.

Diretor da Escola de Música da Universidade de Campbellsville, no Kentucky, Estados Unidos, onde atua, também, como maestro de orquestra e professor de regência e trombone, assim como de diversos cursos de educação musical, Gaddis veio ao Brasil especialmente para conferir o trabalho do CCMC e da ONG.

— Soube do Centro e do Orquestrando a Vida através do pastor Marciano Netto, que atuou em Campos e já está há 10 anos nos Estados Unidos, tendo passado por nossa escola. Foi ele que colocou Jony e a mim em contato. E como o Grande Concerto de Gala coincidia com a minha visita ao país, resolvi conferir e devo dizer que estou maravilhado com esses jovens — disse.

A visita de Gaddis, entretanto, oportunizou uma troca que é proveitosa não apenas para os músicos campistas, como para os estadunidenses.

— Assim que tratamos nossa vinda, logo falei com Marciano: “arrume alunos para mim” — revela o homem forte de Campbellsville, que tem como costume criar parcerias onde quer que encontre músicos. — Os instrumentistas, cantores e regentes brasileiros são muito talentosos, de forma que começamos a discutir um intercâmbio de alunos e a troca de material humano, da mesma forma que fazemos, hoje, com outros países do mundo, a exemplo da China e Coréia. Essa experiência favorece não apenas os estudantes, mas, também, a nossa Universidade, que cresce com a diversidade.

O acordo prevê a vinda de professores estadunidenses para Campos, onde passarão 15 dias com todas as despesas feitas pela Escola de Música da Universidade, ministrando aulas e workshops. Na outra ponta do espectro, a instituição se propôs a financiar, também, estudos e estadia de alunos campistas no Kentucky, a fim de que participem de cursos de verão. O número de vagas deverá ser anunciado em outubro. Por fim, a Universidade oferece, através de Gaddis, bolsa de 50% para curso de bacharelado e 100% para mestrado e/ou doutorado.

Diretor Geral do CCMC, o maestro Jony William vê o contato como uma nova chance de crescimento para os alunos da ONG.

— Esse tipo de oportunidade amplia não apenas a visão de trabalho de nossos alunos, como a de mundo. São portas que se abrem para o aperfeiçoamento e isso é de um valor inestimável — diz Jony, que estima ir até o Kentucky conhecer a Universidade de Campbellsville em janeiro de 2011.

Nenhum comentário: