terça-feira, 3 de agosto de 2010

Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino participa de primeiro Seminário Pró-Bolívia

A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da ONG ORQUESTRANDO A VIDA, vem enfrentando seminários intensivos a fim de se preparar para o “VIII Festival Del Sol”, na Bolívia, onde realizará, entre os dias 5 e 11 de setembro, nas cidades de La Paz e El Alto, quatro apresentações. Únicos brasileiros convidados a participarem do conceituado evento de música erudita, os alunos da Orquestra ensaiam, sob a batuta do maestro Luiz Maurício Carneiro, desde o dia 27 de julho último.

– Dentro do cronograma de atividades destinadas à preparação do grupo, que acontecem independentemente de seus ensaios ordinários, a orquestra realiza dois encontros de ensaios intensivos, chamados de Seminários – afirma Carneiro, que explica. – Nesses encontros, os integrantes do agrupamento sinfônico dedicam grande parte do dia ao aprimoramento técnico e artístico musical, passando todos os dias em treinamento, prática instrumental e ensaios. Preparam-se, ainda, para a execução de duas obras significantes do repertório erudito brasileiro, a célebre abertura da ópera “Il Guarany”, de Carlos Gomes, e “As três danças brasileiras”, do compositor Camargo Guarnieri.

O primeiro seminário se encerra na próxima quinta-feira. O segundo seminário acontece ainda em agosto, em data a ser definida.

ATIVIDADES

As atividades estão dividas em três etapas diária. Primeiro, os integrantes se encontram para os ensaios de naipes, nos quais o trabalho é realizado com o corpo orquestral todo dividido em pequenos grupos de instrumentos afins. De acordo com Carneiro, “estes encontros destinam-se a um trabalho mais direcionado e detalhista”.

Já na segunda etapa, os líderes de naipes desenvolvem um trabalho de masterclass, no qual os alunos se apresentam para os demais, mostrando os resultados práticos de seu estudo e desenvolvimento técnico adquirido com a prática diária.

Por fim, na terceira etapa das atividades, a orquestra volta a se reunir, para os ensaios Tutti, nos quais o resultado final é verificado pelo maestro, avaliado e aprimorado.

O FESTIVAL

Criado pelo maestro Fredy Céspedes, o “Festival Del Sol” chega, em 2010, à sua oitava edição. Promovido pela Escola de Artes Municipal de El Alto e Orquestra Sinfônica Municipal de El Alto, das quais Céspedes é, respectivamente, professor e diretor, o evento tem apoio do Governo Municipal de El Alto e da Embaixada do Brasil na Bolívia. Divididas entre a capital, La Paz, e a sede, El Alto, o Festival apresenta atrações bolivianas e internacionais, das quais a Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino faz parte.

– As datas ainda estão sendo marcadas, mas sabemos que, em um dos concertos, teremos espaço no Teatro Municipal de La Paz. Em outro, a Orquestra Jovem tocará junto das Orquestras da Bolívia e do Chile, ocasião em que executarão um repertório latino eclético – diz Jony.

Segundo Luis Maurício Carneiro, diretor artístico da ONG ORQUESTRANDO A VIDA, o repertório vem sendo selecionado e contempla artistas nacionais e internacionais.

– Estamos fechando os programas que serão apresentados. Algumas obras já estão escaladas. Tocaremos Tchaikovsky e Shostakovich, dentre os compositores de nível internacional. Com os brasileiros Camargo Guarnieri, Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez, elencamos os representantes do movimento nacionalista. E, como não poderia deixar de ser, representando as diversas correntes da música popular brasileira, temos Tom Jobim, Pixinguinha e Baden Powell – garante Luis Maurício, que afirma querer exibir duas faces na performance da Orquestra. – Queremos mostrar um lado da seriedade e da paixão evidenciados na música de concerto e outro lado, o da leveza e da brasilidade, com características típicas do repertório da MPB, como é o caso da performance de Berimbau, que puxará os músicos para uma roda capoeira em pleno palco.

Nenhum comentário: