quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Academia de Orquestras e Coros na Semana do Idoso



A Academia de Orquestras e Coros do CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC) participa, através da ONG ORQUESTRANDO A VIDA (ORAVI), das celebrações pelo Mês do Idoso, promovidas pela Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia desde o último dia 1º. No auditório da instituição toca, no próximo dia 20, às 20h, a Orquestra Sinfônica Jovem Professora Mariuccia Iacovino, recém chegada da Bolívia, onde participou da oitava edição do celebrado “Festival Del Sol”. Sob a regência do maestro Luiz Maurício Carneiro, executa composições genuinamente brasileiras, como a abertura da ópera “Il Guarany”, de Antônio Carlos Gomes, “Berimbau”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, e “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso, entre outros.

Já no dia 22, às 10h da manhã, no mesmo local, se apresenta a Orquestra Infantil, regida pela maestrina Fernanda Moraes. Com idades variando entre 7 e 10 anos, os 60 alunos da Orquestra Infantil atravessam, atualmente, o primeiro estágio rumo à profissionalização. Com aulas lúdicas e de linguagem acessível, se empenham não apenas na prática de instrumento e orquestral, mas cursam, também, linguagem musical e prática coral.

Por fim, no dia 25, às 10h, o auditório da Santa Casa de Misericórdia recebe o Coro Juvenil, a primeira etapa da escola de cantores, uma criação recente da ONG. Assim como as crianças da Orquestra Infantil, os 36 adolescentes do Coro Juvenil, que possuem entre 13 e 17 anos, se empenham não somente no estudo das técnicas vocais, como cursam aulas de linguagem musical, repertório coral e canto coral. É a primeira etapa da escola de cantores, que é uma criação recente da ONG. A regência fica por conta do maestro Jardel Maia e a preparação vocal é de Fabiano Domingues.

De acordo com o maestro Jony Willian, diretor geral do CCMC e da ORAVI, a oportunidade de integrar novamente a programação da Semana dos Idosos é gratificante.

– A primeira que participamos da Semana do Idoso foi no ano passado. A experiência nos rendeu momentos muito agradáveis, pois o idoso apresenta uma afinidade muito maior que as gerações atuais para com a música instrumental. É uma coisa fantástica. A troca de energia é muito grande, quando a orquestra toca para os idosos. Existe, por parte deles, uma valorização muito grande da música instrumental – diz.

Nenhum comentário: