quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Começa na próxima terça-feira o "Seminário Internacional Brasil-Venezuela"

Começa na próxima terça-feira a primeira etapa do “Seminário Internacional Brasil-Venezuela”, que contará com as presenças de professores do celebrado Sistema Nacional de Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela (FESNOJIV). A primeira delegação, que permanece em Campos até o dia 25 e se focará na atuação das orquestras, é composta pelo oboísta Marco Tarazona, pelo violinista Francisco Díaz, pelo violoncelo Roberto Zambrano e pelo trompetista Alfredo D’Addona. No dia 24, chega a segunda delegação, que trabalhará com os corais. Fazem parte dela as cantoras líricas Morgot Pares, que é responsável pela preparação dos cantores da Escola de Canto de Caracas, e Lourdes Sanches, coordenadora nacional de coros da Venezuela e regente do Coro Metropolitano e do Coro Sinfônico Nacional da Venezuela.

Durante o seminário, os cinco proporão trabalhos individuais e em grupo, buscando aprimorar a técnica e a prática das orquestras e coros. Encerrando sua participação internacional, acontecerão dois concertos. O primeiro — com alunos da Orquestra Infantil, Orquestra Infanto-juvenil e Orquestra Infantil, a Orquestra Infanto-juvenil e da Orquestra Jovem Professora Mariuccia Iacovino —, acontece dia 27, às 20h, no auditório da Santa Casa de Misericórdia e será regido por D’Addona. Já o segundo, ocorre dia 29, às 19h30, no mesmo local, com os alunos dos os Coros Infantil e Juvenil, sob regência de Sanches. Ao todo cerca de 300 alunos participarão das aulas.

De acordo com o diretor geral do CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC) e da ONG ORQUESTRANDO A VIDA (ORAVI), a FESNOJIV vem, através dessa visita, que honra acordo de auxílio mútuo entre as instituições, oferecer grandes possibilidades aos jovens músicos campistas e possibilitar o segundo estágio de uma experiência já iniciada.

— Temos uma segunda grande oportunidade. A primeira foi de visitá-los em duas ocasiões este ano, durante debates que reuniram músicos de diversos países da América Latina, a fim de discutir a música que se faz nessa parte do mundo. Agora, recebemo-los em um evento que proporcionará experiência ímpar aos nossos alunos, uma troca que, além de benéfica do ponto de vista dos estudos, os aproxima de uma visão de mundo maior e da vivência de um projeto que ganhou o mundo, que é o Sistema.

Nenhum comentário: