segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Concerto de Natal hoje

O CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC) e a ONG ORQUESTRANDO A VIDA (ORAVI) realizam hoje, às 20h, no Teatro Municipal Trianon, Concerto de Natal, com a participação das Orquestras Sinfônica Jovem Professora Mariuccia Iacovino, Sinfônica Infanto-juvenil, Sinfônica Escola A, Sinfônica Escola B, Infantil A e Infantil B, além do Coral Juvenil e da Banda Sinfônica. A entrada é franca.

No repertório, "Fantasia festiva de Natal" e "Adeste fideles", ambas com arranjos do maestro Luis Maurício Carneiro, que serão executadas pelas orquestras Jovem e Infanto-juvenil. Já as Orquestras Escola A e B executam "1812" e "Primeiro Natal", também com arranjo de Carneiro. A Banda Sinfônica executa "Medley natalino" e "Centuria", enquanto a Orquestra Infantil toca "Jingle bells", com arranjos do maestro Marcos Rangel. Cada orquestra será regida por seu respectivo maestro.

Os recursos obtidos com a apresentação serão aplicados na manutenção dos instrumentos do CCMC e da ONG. O Concerto de Natal tem classificação livre e conta com patrocínio da Eletrobras, do Governo Federal e do Ministério da Cultura, além de apoio do Centro Cultural Anthony Garotinho, da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, da Purac, da Santa Casa de Misericórdia de Campos, do Fesnojiv e da Ação Social pela Música do Brasil.

UM 2010 DE VITÓRIAS

Esse ano que termina foi, certamente, um ano de conquistas para o CCMC e a ORAVI. Celebrado com missa de Domenico Zipoli na Igreja Nossa Senhora da Lapa e com Concerto de Natal no Trianon, 2010 foi ano de troca de experiências e conhecimento.

Foi, também, esse 2010, um ano de convites. “O barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini, pela Companhia Brasileira de Ópera, do maestro John Neschling, além de consertos dos pretigiados Itzhak Perlman, violinista, e Yo-Yo Ma, violoncelista, todos no Theatro Municipal do Rio do Janeiro.

Ano de turnê internacional na Bolívia, onde a Orquestra Sinfônica Jovem Professora Mariuccia Iacovino participou, com três performances, do celebrado "Festival del Sol", em sua oitava edição. E no qual recebeu duas importantes missões do Sistema Nacional de Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela (Fesnojiv) e do Conservatório Andino de Fomento (CAF).

Ano de estudos internacionais, com o maestro Marcos Rangel no Conductors Institute, do Bard College Conservatory of Music, em Annandale-on-Hudson, Nova York, Estados Unidos da América (EUA). Com a violista Ryellen de Souza e o violoncelista Luis Felipe Prado no Programa de Artes de Verão, do California Institute of the Arts (CalArts), em Los Angeles. E com os violinistas Fernanda Moraes, Keyth Vianna e Fábio Peixoto na Venezuela, participando de uma grande orquestra com 100 jovens de países ibero-americanos, organizada em homenagem ao aniversário de 70 anos da CAF e regida por Gustavo Dudamel.

Ano de sucesso nesse mesmo palco carioca, onde se apresentou em 29 de agosto, sob ovação pública, de participação no “9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo”, de apresentação no Teatro Dom Pedro, em Petrópolis, com os cantores russos Georg Ennaris e Vlada Dia, do Bolshoi, e de sucesso na Sala Cecília Meireles, também no Rio de Janeiro.

Ano de três Grandes Consertos Sinfônicos, que trouxeram à cidade a Orquestra Brasileira de Harpas, o grupo de gaitas-de-fole do Centro Educacional Vieira Brum, de São Gonçalo, e cantores líricos Neti Szpilman e Maxi Wilson, ambos parte do corpo de profissionais do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ano de ampliação de vagas oferecidas às crianças e jovens de Campos.

A ORAVI agradece aos seus apoiadores e patrocinadores — como a Eletrobras, o Centro Cultural Garotinho, a Prefeitura de Campos e a Santa Casa de Misericórdia — e agradece, especialmente, à Dell’Arte Soluções Culturais, uma parceira em todas as ocasiões.

Nenhum comentário: