quarta-feira, 6 de abril de 2011

Coordenadores do Aprendiz/Niterói visitam as atividades da ONG Orquestrando a Vida.


A Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil recebeu a visita dos coordenadores do Projeto Aprendiz de Niterói, uma iniciativa da prefeitura dessa cidade que, através de atividades sócio-artísticas, principalmente no âmbito musical, promove a inclusão social e a valorização dos alunos pertencentes a diversos polos espalhados pela cidade e cediados em escolas. Uma filosofia muito semelhante a que utilizamos nas nossas atividades e que, ultimamente, vem sendo muito divulgada na mídia em geral e praticada, cada vez mais, por instituições do terceiro setor.
A visita teve a principal intensão de aprofundar os conhecimentos a respeito da aplicação do sistema de orquestras infantis e juvenis, visando um intercâmbio de conhecimentos e reextruturação do projeto niteroiense.
Todos ficaram impressionados com o que viram, tanto em relação a qualidade quanto a metodologia utilizadas no treinamento dos jovens músicos, porém, o que mais chamou a atenção dos visitantes foi o entusiasmo e o amor com o qual o trabalho é desenvolvido, como ressaltou a soprano Grace Costa, coordenadora recém empossada.

"Fiquei impressionada com tudo o que vi: o bom aproveitamento de toda possibilidade de espaço físico para acomodar alunos e professores, a fim de que se possa dar a oportunidade de estudo e convivência ao maior número possível de crianças e jovens em um ambiente que contagia a todos com música...A oportunidade destas breves horas de convivência confirmaram que apesar de todas as dificuldades, principalmente financeiras, quando se tem conhecimento e amor pelo que se faz, o processo de aprendizagem se realiza com qualidade e, o mais importante, resgatando e transformando vidas!"

"...quando voltei à Campos, senti aquela mesma alegria juvenil, agora alimentada não só pelos olhos de vocês mas por uma explosão de sons: acordes, escalas, timbres, dinâmicas, energia vinda de centenas de crianças e jovens que pouco a pouco são transformados em virtuosos instrumentistas, que desenham as sinfonias com seus movimentos precisos e com a convicção de que fazem o melhor para si e para o mundo.
Queridos amigos, devo confessar que estou em êxtase até hoje e que nenhuma palavra escrita ou dita, dará a dimensão do que testemunhei. Vocês realmente estão ORQUESTRANDO A VIDA."
Declara a violoncelista e maestrina, Neriza Aldrighi.


Nenhum comentário: