segunda-feira, 20 de junho de 2011

Orquestra Simon Bolivar em turnê pelo Brasil


No ano passado, quando começou a comemorar o Bicentenário da Independência dos países latino-americanos, a Colômbia deu um concerto com Juanes, Shakira, Aterciopelados, México comemorado com exposições, Argentina montou um grande concerto com reggae e rock.

Agora, a Venezuela se junta à comemoração do Bicentenário da Independência da América Latina com a Turne Bicentenário da Orquestra Simón Bolívar na América do Sul, que começou no dia 12 de junho em Caracas.

Os venezuelanos comemoram como o seu espírito se expressa melhor: com música, que não é apenas notas na partitura, mas de emoção. 14 concertos, sete teatros cuja capacidade total de 15 000 lugares, quase 17 mil quilômetros para comemorar seus 200 anos de independência. A América Latina se tornou com a Venezuela os pioneiros de um projeto visto como um modelo de exportação artístico-social o resto do mundo: o Sistema de Orquestras e Coros de Jovens e Venezuela infantil, pertencentes à Fundação Simon Bolivar.

O milagre da Venezuela, como muitos chamam, ultrapassou suas fronteiras e tornou-se uma realidade a semear a sua semente países continentais como o Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Bolívia, Chile, Equador, México, entre outros. Na verdade, a Unesco ea OEA, inspirada no projeto venezuelano, têm apoiado a Orquestra Jovem das Américas, a Juventude Ibero-americana e o Sistema de Coros Juvenis da Comunidade Andina, entre outros projetos musicais que foram inspirados pela experiência venezuelana.

A turnê Bicentenário começou no último dia 12 de junho de Caracas na Sala Magna da Universidade Central da Venezuela, com a Sinfônia nº7 de Mahler sob a regencia do principal símbolo da juventude da Améria: Gustavo Dudamel.

A turnê segue para Salvador (Bahia), onde a Orquestra faz o sua extreia no Brasil. Dia 17 vão dar um concerto em Paulínia e de 19 a 21 de junho será apresentado em São Paulo e, finalmente, finalisando sua passagem pelo Brasil, a Orquestra se apresenta nos dias 22 e 23 no Rio de Janeiro, no Teatro Municipal.

Depois de passar pelo Brasil a Orquestra Simon Bolivar se apresenta em Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia). A Turnê termina no dia 5 de julho em Caracas onde a orquestra celebra a Independencia da Venezuela.

O repertório passeio inclui obras como Santa Cruz de Pacairigua de Evencio Castellanos compositor venezuelano, Sinfonia India Carlos Chavez, Suite nº 2 Daphnis e Chloe por Maurice Ravel, a Sinfonia N º 7, Mahler e a Suite Firebird, Stravinsky.

O Sistema de Orquestras e Coros Jovens e Infantis da Venezuela, faz parte da Fundação Musical Simón Bolívar, no âmbito do Gabinete do Presidente da República, juntou-se à celebração do bicentenário da Venezuela e dos países vizinhos da América Latina.

Nenhum comentário: