sábado, 16 de julho de 2011

Julie Koidin hoje no CCMC


O Centro Cultura Musical de Campos recebe hoje (16), a partir das 19h, uma roda de choro para lá de especial. O Auditório Nelly Albernaz, situado na sede do Centro Cultura Musical, será palco para o concerto da flautista e escritora americana Julie Koidin com um grupo de amigos formado por Dalton Freire (sax e flauta); Fabio Cardoso (Violão); Dudu Silva (Cavaquinho); Ivan Noronha (Contrabaixo); Gustavo Gonzola (Percussão).

Antes da apresentação da noite, Julie dará máster classes, no próprio Centro Cultura Musical de Campos, das 14h às 18h e no dia 17 das 8h às 18h. Julie Koidin fará ainda o lançamento do seu livro “Os Sorrisos do Choro”

Amor pelo choro

A artista Julie Koidin está no Brasil para apresentações e lançamento de seu primeiro livro Os Sorrisos do Choro, que também estará à venda no Mercado São Sebastião. O repertório apresentado terá músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, dentre outros. Algumas dessas canções estão gravadas por Julie nos songbooks de Severino Araújo e Jacob do Bandolim 2, ambos sob o selo Choro Music e lançados em 2008.

O livro Os Sorrisos do Choro é uma “investigação” sobre o chorinho. A paixão de Julie pelo ritmo tipicamente brasileiro começou em 1995, quando atuava como flautista concertista em sua cidade natal, Chicago, nos Estados Unidos, logo após receber um disco com músicas de Pixinguinha tocadas pelos flautistas Altamiro Carrilho e Carlos Poyares.

Foi amor à primeira ouvida, como ela mesma diz. A partir daí, o choro e o Brasil a fisgaram, o que levou Julie a aprender português e a fazer dezenas de viagens entre Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife e São Paulo, para entender mais sobre esse gênero. O livro tem mais de 500 páginas e 52 entrevistas realizadas com músicos como Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, Nailor Proveta, Carlos Malta, Izaías do Bandolim, Henrique Cazes, Guinga e Sivuca. Rico em curiosidades, permite-nos conhecer melhor esses músicos.

O livro, por seu caráter documental, pode tornar-se uma ferramenta importante para pesquisadores e todos que se interessam pela música brasileira. É parcialmente inspirado numa obra publicada em 1936 (O Choro), de Alexandre Gonçalves Pinto.

Julie Koidin

Além de flautista e solista atuante, Julie é também professora e musicista de câmara. Veio ao Brasil pela primeira vez em 1997 e desde então retornou outras 14 vezes. Em Chicago, participa do duo Dois no Choro, com o violonista e vocalista brasileiro Paulinho Garcia. Juntos, gravaram três CDs: Carinhoso (1999), Juntos (2002), apresentando Altamiro Carrilho e Maria Teresa Madeira e Asa Branca (2009).

Julie também é uma das fundadoras do conjunto de câmara Ondas, dedicado à execução de trabalhos de compositores latino-americanos. O grupo se apresenta anualmente no Chicago Latino Music Festival, e em outros locais, entre os quais a estação de rádio WFMT, em Chicago, e no programa de TV Chicago Tonight (WTTW).

Ainda foi quatro vezes bolsista da Fulbright Comisson: no Brasil (2002), Noruega (2005); Nova Zelândia (2006) e Sérvia (2008). Durante a vigência da bolsa de 2002, Julie ministrou aulas na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e masterclass nas Universidades Federais de Natal, Recife e Brasília. Fez apresentações de choro nos Estados Unidos inclusive em Washington, D.C., durante a convenção realizada pela National Flute Association e na convenção da British Flute Society, de Manchester, Inglaterra.

Nenhum comentário: