domingo, 10 de julho de 2011

Orquestra Campista no Festival de Petrópolis

A Orquestra Jovem Mariuccia Iacovino se apresenta no Theatro D. Pedro no domingo, dia 10 de julho, às 17h. A apresentação está na programação do 11º Festival de Inverno de Petrópolis promovido pela Dell’Arte e tem entrada franca mediante doação de 1 kg de alimento não-perecível no local do evento.

A Orquestra Jovem Mariuccia Iacovino é o primeiro núcleo Brasileiro, que tem como excelência a qualidade do ensino e a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Atualmente a ONG Orquestrando a Vida atende a 1180 alunos divididos em: mantêm 6 orquestras sinfônicas, 1 Banda Sinfônica e corais. Todo este trabalho é feito com crianças de baixa renda, moradores de bairros perifericos da cidade, bem como menores que vivem em abrigos e orfanatos da cidade.

Hoje existem mais de 2000 crianças e jovens que aguardam uma vaga para serem atendidas no núcleo de Orquestras. A equipe trabalha arduamente para vencer as dificuldades financeiras que cada vez mais crescem, junto com o crescimento das apresentações no Brasil e no Mundo.

A Orquestra Jovem Mariuccia Iacovino já se apresentou na Argentina, Paraguai e Bolívia e mantêm intercâmbio com a Venezuela, onde os professores do projeto e os maestros são reciclados constantemente. Vários dos jovens que compõem a orquestra foram para intercâmbios em outros países, onde participaram de orquestras nos Estados Unidos, Alemanha e Venezuela.

Anualmente são realizados cerca de 80 concertos, em teatros e open-air: 30 concertos em escolas com objetivo da ‘formação de platéia’; 11 concertos em comemorações cívicas; 12 concertos dominicais de difusão da música clássica; diversos concertos didáticos no Teatro Municipal do Rio e na Sala Cecília Meireles; participação nos Festivais de Inverno de Petrópolis e Nova Friburgo, além de Concertos no exterior, na Argentina (Teatro Colón) e Bolívia (Teatro Nacional).

Nenhum comentário: