sexta-feira, 5 de agosto de 2011

"El Sistema" como modelo


Há 33 anos em uma garagem de estacionamento em Caracas, Dr. José Antonio Abreu reuniu 11 crianças para tocar música. O “El Sistema” nasceu. Ele agora ensina musica a 300 mil crianças e jovens mais pobres da Venezuela, demonstrando o poder da música orquestral para mudar radicalmente a trajetória de vida de centenas e milhares de jovens de uma nação, transformando as comunidades em torno deles. O “El Sistema” de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro, é o primeiro núcleo projeto venezuelano do Brasil, criado em 1996 com a chegada da delegação de professores e maestros venezuelanos com missão de fundar no Brasil o 1º núcleo dos moldes educacionais do Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela.

Naquela época, o maestro David Machado acabara de falecer e sua viúva, a Sra.Fiorella Solares, passou a contar com o apoio do Centro Cultura Musical de Campos, escola de música e promotora de eventos culturais já reconhecida pelos seus Festivais de Música de Inverno em Campos, para a formação do que se tornaria no primeiro Núcleo Brasileiro de Ação Social pela Música.

Inicia-se, a partir de então, um grande relacionamento entre a Venezuela e o Brasil, objetivando o conhecimento e a preparação aprofundada de professores e maestros, resultando na formação da Orquestra Sinfônica Maestro David Machado e da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil de Campos, grupos que se tornaram uma prática de campo e analise dos objetivos e filosofias educacionais deste movimento.

Hoje o núcleo de Campos é considerado como o maior e melhor núcleo do “El Sistema” fora da Venezuela.

Nenhum comentário: