terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

“El Sistema” em Festa!



           O “El Sistema” venezuelano completou 37º aniversário no último domingo (12) com um histórico de formação musical para mais de 400 mil crianças e jovens venezuelanos. Com reconhecimento mundial o “El Sistema” é considerado como o maior projeto musical da atualidade, utilizando a música como ferramenta de transformação social.
Completando 37 anos o movimento tem muitas histórias como à de Lennar, Edicson e Gustavo Dudamel. Lennar Acosta foi detido nove vezes por assalto à mão armada, até que El Sistema lhe ofereceu um clarinete. Hoje é clarinetista na Orquestra de Caracas e é professor no conservatório de Simon Bolívar.
Edicson Ruiz tornou-se o mais jovem contrabaixista da Filarmônica de Berlim, aos 17 anos. Oito anos antes trabalhava num supermercado para ajudar nas despesas de casa.
O célebre Gustavo Dudamel, o mais famoso músico exportado pelo “El Sistema” tem a sua história reconhecida em todo o mundo, que foi em 2011 contada em um filme. Dudamel é maestro titular da Orquestra de Los Angeles e da Orquestra Simon Bolívar e modelo número um da eficácia do sistema de orquestras, sendo reconhecido em 2012 com o Grammy de melhor interpretação de música erudita.
“A ONG Orquestrando a Vida se orgulha de fazer parte a 15 anos deste projeto, como o 1º núcleo brasileiro do ‘El Sistema”, e reconhecido por seus professores e maestros como o melhor e maior projeto fora da Venezuela.
O projeto de Campos já tem suas histórias de transformação social e de reconhecimento pelo nível musical que o projeto vem atingindo, exportando músicos para cursos internacionais e a turnê EUA 2011 onde a Orquestra Mariuccia Iacovino realizou um concerto no renomado Carnegie Hall, em Nova York.
- Desejamos nossos sinceros parabéns e que o “El Sistema” continue crescendo a cada dia e ganhando mais adeptos pelo mundo neste grande trabalho sócio-musical que o mundo hoje respeita e admira. Envio os meus parabéns a este grande homem e amigo que é o maestro José Antonio Abreu, disse Jony William – presidente da Orquestrando a Vida.
A parceria da Orquestrando a Vida e o “El Sistema” segue em 2012, com o envio de uma missão de professores venezuelanos, sob a direção do maestro Roberto Zambrano, que também trará a Campos professores americanos para o 3º SIMUSIC (Seminário Internacional de Música).

Nenhum comentário: