sábado, 7 de abril de 2012

Música em Pauta

Jornal Folha da Manhã - 04/04/2012- Ciro Mariano


 Se depender da ONG Orquestrando a Vida, o mês de abril será marcado pelo aperfeiçoamento da execução das mais sublimes melodias, em Campos, com a realização do 3º Seminário Internacional de Música (Simusic), iniciado na última quarta-feira, dia 28, e que vai se estender por 30 dias, trazendo para a cidade a presença de alguns dos mais capacitados professores e profissionais do meio provenientes das maiores orquestras dos Estados Unidos, Venezuela, Inglaterra, Espanha e Brasil. A ONG está organizando o evento em parceria com a Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e o Centro Cultura Musical de Campos (CCMC).

Os ensaios da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino estão sendo realizados no Centro de Convenções da Uenf, das 14h às 20h, e no Centro Cultura Musical de Campos são realizados os ensaios das Orquestras Infanto-Juvenil e Juvenil, das 8h às 17h.

A organização do evento prevê que, nas próximas semanas, o Simusic deva receber a visita da professora de violino da Inglaterra Hannah Bowers e o professor de trompete da Espanha Francisco Perez.

Nesta semana, o destaque ficou por conta dos educadores americanos, como o professor de trombone Garrett Mendez, a violoncelista Linda Minke, a clarinetista Delia Raab-Snyderque e o contrabaixista Emmanuel Soto, que deram início ao seu trabalho didático também com as Orquestras Infantil e Juvenil no sábado e no domingo. Todos são integrantes de uma das mais famosas orquestras americanas — a Baltimore Symphony Orchestra — cuja regente Marin Alsop foi convidada para assumir o comando da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), uma das maiores da América Latina.

À frente disto tudo, o maestro da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e fundador da Orquestrando a Vida, Jony William, se desdobra para que tudo saia como planejado, em um esforço de longa data para que a música erudita campista e seus artistas recebam a devida atenção e reconhecimento na cidade e fora dela.
— É uma oportunidade muito grande para mais de 300 jovens se aprofundarem na música erudita. Nem músicos de universidades estão recebendo essa experiência, enquanto nós do interior temos a chance de receber essesprofissionais com experiências incríveis, apesar de muitos na cidade não perceberem isso. Acredito que o Simurc vai gerar um intercâmbio de conhecimentos, uma ampliação da música na cidade. Creio que com este seminário, o mercado cultural da cidade será diferente — comenta o maestro, ao elogiar o projeto “El Sistema”, sistema de formação musical utilizado pelos educadores, hoje, já implantado em Campos.

Segundo seus organizadores, a natureza do encontro o destaca dos demais eventos organizados na cidade, pois estabelece como prioridade e meta principal a preparação e capacitação dos jovens instrumentistas que formam as fileiras das orquestras da Orquestrando a Vida, de modo a, se não garantir, pelo menos reforçar suas chances de profissionalização no concorrido mercado do mundo musical.

— Nosso objetivo é ver todos esses jovens talentos integrados em orquestras de peso, grupos sinfônicos que rivalizem com aqueles dos grandes centros culturais nacionais e de fora também — acrescenta Jony.

 

Nenhum comentário: