quinta-feira, 7 de junho de 2012

ORAVI assina convênio.


                                                                                                                     Foto: Anaceli Nuffer

Na noite da última terça-feira (05), a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, assinou um convênio com a Orquestrando a Vida para a formação da Orquestra e Coro da cidade de Campos dos Goytacazes, que garantirá a inclusão de músicos da instituição em um processo de profissionalização das atividades desenvolvidas pela Orquestrando a vida ao longo dos 16 anos de trabalho na cidade.
Este reconhecimento da Prefeitura Municipal de Campos ao trabalho da Orquestrando a Vida são frutos de uma longa semeadura da Orquestrando a Vida, que começou sua atuação na década de 90, de forma quase solitária, pelo Maestro Jony William.
“A partir dessa assinatura, vamos começar a trabalhar para dar a cidade um grupo que a represente com orgulho. Não temos dúvida que temos condições para isso”, afirmou o presidente da Orquestrando a Vida, maestro Jony William.

                                                                                                                                                    Foto: Anaceli Nuffer
A Orquestrando a Vida desde sua criação tem uma trajetória de sucesso e superação. Há 16 anos, Campos recebeu a primeira delegação venezuelana de professores e maestros, com o objetivo de implantar no Brasil o seu bem sucedido projeto de Orquestras Juvenis denominado “El Sistema”. Este encontro deu origem a Orquestrando a Vida, que utiliza a música como meio de educação, envolvendo 750 crianças e jovens, promovendo a sua inclusão social e beneficiando cerca de dez mil familiares de seus alunos.
Hoje a Orquestrando a Vida se constitui no maior núcleo externo deste sistema venezuelano, é parceiro da Dell’arte soluções culturais. Suas orquestras se apresentaram nas principais salas de concertos do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e na sua última turnê se apresentaram no Carnegie Hall em Nova York (EUA).
A instituição também já exportou músicos para os principais festivais de música do Brasil e da CalArts, na California (EUA).  A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, principal grupo se apresentou para Yo-Yo Ma, Lang Lang, Gustavo Dudamel, Itzhak Perlman e para o fundador do “El Sistema”, maestro José Antonio Abreu.

Nenhum comentário: