sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Orquestra e Coro Municipal de Campos e Marcus Viana!!

   Na Próxima Quinta (27), Campos receberá a ilustre presença do Violinista e Compositor Marcus Viana, famoso pelas trilhas sonoras de séries e novelas de grande sucesso como:

- "Que Rei Sou Eu"
- "Flecha"
- "Kananga do Japão"
- "Pantanal"
- "Canto das Sereias"
- "Filhos do Sol"
- "Ana Raio e Zé Trovão"
- "Chica da Silva"
- "Chiquinha Gonzaga"
- "Meu Pé de Laranja Lima"
- "Olga"
- "O CLONE" , entre outras...

  Marcus Viana estará se apresentando junto a Orquestra e Coro Municipal de Campos dos Goytacazes, no Teatro Municipal Trianon, a partir das 20h com entrada franca, (mediante retirada de ingresso na bilheteria) corra e garanta já o seu ingresso!!

  A Orquestra e Coro Municipal de Campos realiza o seu terceiro concerto desde que foi fundada no dia 5 de Julho, e em tão pouco tempo já recebe a presença de músicos dessa magnitude.


Foto: Anaceli Nuffer




Mineiro de Belo Horizonte, Marcus Viana nasceu em uma família de músicos. Seu pai, Sebastião Viana, maestro, foi assistente e revisor das obras de Villa Lobos.
Apesar de ter crescido em um ambiente musical, Marcus só iniciou seus estudos de violino aos 13 anos com o professor húngaro radicado no Brasil, Gabor Buza.
No final da adolescência, Marcus viveu na Pensilvânia, Estados Unidos, onde participou como violinista da Orquestra Sinfônica de Harvertown e produziu suas primeiras composições.
De volta ao Brasil, passa a participar de Festivais de Música Popular em toda Minas Gerais, sendo sempre premiado com os primeiros lugares.

A convite de Jayme Monjardim, Marcus Viana compõe o tango "Passional" para a novela "Kananga do Japão". Na produção seguinte, a novela "Pantanal", Marcus assina toda a trilha sonora instrumental, além da música de abertura e do tema de amor do casal principal da trama.
Ainda em 1990 é lançado pela Bloch Discos o CD "Pantanal - Suíte Sinfônica", o primeiro disco da trilha sonora instrumental de uma novela no Brasil.
A partir do sucesso de "Pantanal", a parceria de Marcus Viana e Jayme Monjardim se consolida, rendendo os primeiros frutos: as minisséries "Canto das Sereias" , "Filhos do Sol" e as novelas "Ana Raio e Zé Trovão".
Além de Jayme Monjardim, Marcus trabalhou também com os diretores Walter Avancini na novela Xica da Silva (TV Manchete) e Nilton Travesso em "Serras Azuis" e "Meu Pé de Laranja Lima" (TV Bandeirantes).
Com o retorno de Jayme Monjardim à TV Globo, Marcus é chamado para produzir a trilha sonora da minissérie "Chiquinha Gonzaga", realizando uma extensa pesquisa sobre a música brasileira de 1845 a 1935 e sobre a obra da grande compositora carioca.
Na seqüência, compõe trilhas sonoras de novelas como "Terra Nostra", lançada no CD "Speranza", e da série "Aquarela do Brasil", ambas na TV Globo e com direção de Jayme Monjardim. É um ano de muitas produções fonográficas: são lançados três títulos da coleção infantil; o quinto CD do Sagrado, "A Leste do Sol, Oeste da Lua", em comemoração aos 20 anos da banda e "Terra", terceiro volume da série "Música das Esferas" (posteriormente indicado ao Grammy Latino 2001 na categoria "Melhor Álbum Instrumental Pop). No início de 2001, Marcus produz e lança os CDs "Francisco de Assis" e "Sacred Heart of Earth", este último, uma coletânea de canções compostas na língua inglesa e voltado para o mercado internacional.



À partir do segundo semestre de 2001, Marcus Viana assume a produção musical de "O Clone", compondo toda a trilha sonora instrumental, a abertura da novela e a música "A Miragem", tema do casal Jade e Lucas , grande sucesso nas rádios de todo o país e que recebeu versão para o inglês do cantor americano Michael Bolton.
Ainda em 2001, Marcus lança o quarto volume da coleção "Música das Esferas" - "Aere" e participa como compositor, arranjador e produtor musical do CD "Velho Chico", parte de um projeto de recuperação ecológica e social do Rio São Francisco.
Em janeiro de 2002, Marcus Viana lança pela gravadora Som Livre, o CD "Maktub", com a trilha sonora instrumental da novela "O Clone" e também suas canções de personagens.
O enorme sucesso da novela em Portugal e nos Estados Unidos abre o mercado europeu e norte americano para a música de Marcus Viana, promovendo o lançamento de seus produtos no exterior.
Em 2003 Marcus assina a trilha sonora da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, também dirigida por Jayme Monjardim.
Em 2004 inicia-se uma nova carreira profissional para Marcus Viana... a dedicação ao cinema. Sua estréia nas telonas foi com o belíssimo filme “Olga”, que retratava a história de amor entre Luis Carlos Prestes e Olga Benário. Olga é um filme de Rita Buzzar com direção de Jayme Monjardim.
No primeiro semestre de 2005, Marcus, ainda se dedicando às telonas, assina a trilha sonora do filme “Filhas do Vento”, com direção de Joel Zito Araújo, lançado em setembro do mesmo ano.
Em 2005, Marcus se dedicou ao lançamento de 2 DVDs da natureza – “Sinfonia da Natureza” e “Symphony of Nature”, em parceria com Haroldo Palo Jr. e David Fortney respectivamente.
Em 2006/2007 Marcus trabalhou no filme "O Mundo em Duas Voltas", que conta a historia da volta ao mundo realizada pela família Schurmann. Além disso, Mascus comemorou o lançamento de Reiki", "Sinfonia dos Sonhos", "Angeli Lácrima", "Xica da Silva" e "Krsna Garden".
Em 2008 lançou os cds "Pleidean Conections" e o segundo volume da série destinada à prática de reiki, o cd "Reiki - volume 2 - A Fonte".
Em 2009 finalmente sai o DVD do "Sagrado Coração da Terra", um super documentário sobre a trajetória da banda nestes últimos anos.
Em 2010, a emissora SBT reprisa a novela "Ana Raio e Zé Trovão". Esta era, até então, a única novela que Marcus Viana havia feito trilha e que não tinha cd lançado. Marcus volta toda seu trabalho para o resgate das obras já gravadas, reedição, remasterização e por fim o lançamento do Cd "A História de Ana Raio e Zé Trovão".
2011 foi marcado por diversos trabalhos para publicidade, shows e pelo lançamento do DVD "Grandes Temas de O Clone - ao vivo", com participações mais que especiais. 

Nenhum comentário: