sexta-feira, 22 de março de 2013

Maestro Hélio Rodrigues na Orquestrando a Vida

"A minha chegada a ONG é com muito entusiasmo e esperança de poder contribuir com o desenvolvimento técnico, artístico, profissional e pessoal de cada aluno da turma de trombones e da Orquestra de Sopros, podendo assim, colaborar para o engrandecimento do projeto.
 Me sinto honrado de poder integrar este projeto onde o principal objetivo é  profissionalizar estes jovens talentosos e multiplicá-los, tornando este projeto auto sustentável!!! Fato a ser destacado no interior do nosso Estado.
 Estou convicto que todos os obstáculos serão superados e em pouco tempo, teremos ótimos resultados, em vista que será formado um coral de trombones onde os alunos colocarão em prática todos os ensinamentos técnicos realizados em sala de aula. Em relação a Orquestra de Sopros e Percussão Hermes Cunha, será realizado um trabalho de forma minuciosa para que os sopros cheguem a um estágio de excelência e se tornem um referencial em nossa região para buscarmos vôos mais altos, outro ponto será o repertório com obras escritas especialmente para esta formação de forma impactante, empolgante e emocionante tanto para os músicos quanto para o público e desta forma, acredito que muitos outros alunos se juntaram ao nosso projeto!!!


 Gostaria de finalizar agradecendo a pessoa do Maestro Jony Wiliam, que tornou esse sonho possivel para todos os envolvidos neste projeto grandioso e ao Maestro Luís Maurício pelo empenho, profissionalismo e dedicação, pois sem vocês a música sinfônica no interior do estado estaria simplesmente extinta."

 Hélio Rodrigues
Maestro e Professor do Coro de Trombones e Maestro da Banda Sinfônica Hermes Cunha da Orquestrando a Vida 
Maestro Titular e Diretor Artístico da Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora - Macaé


Iniciou seus estudos no ano de 1995 na classe de trombone do professor Luiz Lopes na Sociedade Musical Nova Aurora, a partir do ano de 1996 passou a integrar a Banda de Musica da Sociedade.


  Foi orientado por renomados trombonistas em Festivais por todo o País, do qual se destacam: Dalmário Oliveira( Escola de Música da UFRJ), Ben Van Dijik(Trombone Baixo da Roterdam Filarmônica-HOL e Professor de Trombone do Conservatório de Roterdam-HOL), Jay Freidman(Trombone solo da Orquestra Sinfônica de Chicago), Scoth Hartman(Trombonista do quarteto de trombones For of  Kand e do Quinteto de Metais Milenium Brass), Dárcio Gianneli,  Alex Tartáglia e Darring Milling da OSESP(Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Antônio Henrique Seixas(Orquestra Sinfônica Brasileira),  Sérgio de Jesus(Orquestra Sinfônica Nacional).
 
Integrou a Orquestra Sinfônica do FEMUSICA (Festival de Musica de Inverno de Campos dos Goytacazes) nos anos de 2001 a 2006; integrou a Orquestra Sinfônica do FEMUSC (Festival de Musica de Santa Catarina) no ano de 2008, foi aprovado em 1º Lugar para Bacharelado em música com especialidade em Trombone Baixo no ano de 2008 na UFRJ onde foi orientado pelo Professor Dalmário Oliveira.


· Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem de Campos dos Goytacazes de 2001 á 2004, atuando como trombonista.


· Integrou a Academia Petrobrás Sinfônica nas temporadas de 2004 a 2007 atuando como trombonista.


· Atuou como musico substituto no Naipe de Trombones da Orquestra Sinfônica Brasileira na temporada 2006.


· Atuou como musico substituto no Naipe de Trombones da Orquestra Petrobrás Sinfônica na temporada 2006 e 2007.


· Atuou como musico substituto no Naipe de Trombones da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 2007.


· Atuou como musico substituto no Naipe de Trombones da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF em 2008.


· Atuou como Maestro da Macaé Jazz Band em festivais de Jazz na região Norte e Costa do Sol no Estado do Rio de Janeiro.


· Selecionado para integrar a Orquestra sinfônica Jovem do Brasil como Trombonista Baixo em concerto realizado no ano de 2009 na Sala Cecília Meireles – RJ
·    Integrou a Orquestra Sinfônica VGL na temporada 2009, 2010 e 2011.
·  Integrou a Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica e Orquestra de Metais da 30ª Oficina Internacional de Música Erudita de Curitiba-PR.


· Atua como jurado em Concursos de Bandas e Fanfarras no Estado do Rio de Janeiro, nos quesitos: Regência e Afinação.


· Atualmente, além de Maestro da Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora, cursa Licenciatura em Educação Musical na UNIMES e é orientado pelo Professor Ricardo Santos(Trombone Baixo da Orquestra Sinfônica Brasileira)


  Fotos: Anaceli Nuffer


  Fotos: Anaceli Nuffer




Nenhum comentário: