sábado, 1 de junho de 2013

 ORQUESTRA CAMPISTA EM CONCERTO NO TEATRO JOÃO CAETANO NO RIO

Maestro Marcos Rangel
  Uma das orquestras da 'Orquestrando a Vida', sob a regência do maestro Marcos Rangel, leva o nome do maestro David Machado, numa homenagem a esse importante maestro brasileiro que regeu importantes orquestras do país e exterior, como Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Uruguai e Itália. Recebeu importantes prêmios internacionais e foi convidado para reger algumas das maiores orquestras sinfônicas do mundo, mas sempre manteve uma ocupação especial com a educação musical dos jovens brasileiros, criando um projeto, 'Ação Social pela Música do Brasil' que tem continuidade através da sua viúva a  violoncelista e produtora cultural Fiorella Solares, iniciado em 1995 com a Orquestrando a Vida.
  A Orquestra Sinfônica David Machado se apresentará no Teatro João Caetano, às 15h, com entrada franca, na  Sala de Música BNDES,  onde  é executado um projeto da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Sala Cecília Meireles. O projeto nasceu com a proposta de aproximar o público jovem das salas de concerto através de apresentações didáticas de orquestras sinfônicas, grupo de câmara e corais.

   O Teatro João Caetano é a sala de espetáculos mais antiga do Rio de Janeiro. Sua versatilidade para gêneros variados o torna também um dos teatros mais conhecidos do país. O que incentiva ainda mais nossos pequenos músicos que vai da faixa etária de 9 a 16 anos a se desdobrarem em ensaios para a apresentação. 

Orquestra Sinfônica David Machado

Repertório: 

Finlândia - J Sibelius
Dança Húngara nº5 - J. Bhahms
Piruetas - Chico Buarque e Vinícius de Moraes
Can-can - J. Offenbach
Les Toreadores - G Bizet
Carinhoso - Pixinguinha

"Acredito que uma viagem é sempre uma grande motivação para os músicos. Tocar em outro ambiente e num teatro de grande porte, vai muito além da empolgação da primeira viagem, proporciona um crescimento técnico e artístico enorme, o estudo do repertório com velocidade também ajuda muito na preparação de um objetivo maior, que é muito importante para os pequenos músicos. Eles sentem o compromisso, estarem engajados numa causa, como uma apresentação fora da cidade, muda toda a concepção dos ensaios e o interesse pelos estudos. 
A primeira viagem é o resultado de um grande trabalho, torna-se o objetivo conquistado, é entender que o 'abrir mão' de tantas outras coisas, valeu à pena".
Maestro Marcos Rangel
Fotos: Anaceli Nuffer








 Guilherme Freytas, ator e diretor da Cia. Inverso de Teatro, que fará uma participação especial no concerto. " A ligação do teatro com a música é um casamento importante que engrandece muito o espetáculo"

"Está ficando muito legal! Vai ser um grande espetáculo! Estou muito ansiosa para conhecer o Rio de Janeiro, é a primeira vez que irei lá. Ir com a orquestra vai ser muito bom, só tenho 4 meses na orquestra e já vou viajar."
Hana Creistina Coutinho Fabiano -  percussão - 12 anos 

"Estou crescendo muito com a orquestra, todos mudaram muito o jeito de tocar. Estou aqui há 5 anos e meio, estou feliz, tomara que tenhamos muitas viagens!"
Esther Cerqueira - 12 anos - violino

Nenhum comentário: