terça-feira, 24 de setembro de 2013

TURNÊ DE PORTUGAL EM REPORTAGEM NA CNN


De Tchaikovsky ao Samba

Confira a reportagem original e o vídeo da orquestra aqui
Para celebrar o 109º aniversário da Independência do Brasil e a aliança entra Brasil e Portugal, junto com o patrocínio da embaixada brasileira em Portugal e doações particulares, o Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa, Portugal, sob a nova direção de Adriano Jordão, organizaram um concerto inédito no palco centenário do clássico teatro.
A 'Orquestra Municipal de Campos e Orquestra Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil, deu ao antigo teatro e sua plateia lotada um fabuloso e inspirador show de músicas e danças clássicas e brasileiras.
O concerto em si não seria incomum sem os membros da Orquestra. A Orquestra Municipal e Mariuccia Iacovino é feito de jovens brasileiros da faixa dos 11 aos 18 anos, que enfrentam problemas com drogas, violência, abuso infantil e problemas familiares. Estas crianças encontraram na música a paz e o lar, que os deu força para enfrentar os problemas e sair do ambiente de onde vieram e se integrar à sociedade.
É impressionante ver agora em seus rostos a alegria, o espírito de união, nessas jovens almas assustadas. Eles mostram a atitude de solenidade e respeito tocando Tchaikovsky e os movimentos lúdicos de seus corpos, seus instrumentos, ao som das batidas do samba brasileiro, num Carnaval de ritmos. Eles trazem em suas turnês pelo mundo o melhor que o Brasil pode oferecer, e estão orgulhosos disso.
Tudo isto sob a direção do maestro brasileiro Luis Mauricio Carneiro, também de Campos dos Goytacazes, que divide seu tempo entre a direção da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e a direção da Academia de Orquestras e Coros de uma organização não-governamental chamada 'Orquestrando a Vida', de onde a Orquestra Municipal e a Mariuccia Iacovino se originam.
Trazendo ideias tão inovadoras ao Teatro Nacional São Carlos, isso mostra que a direção do teatro por Adriano Jordão está em boas mãos, e que este é um bom começo.

Artigo original: CNN
Tradução inglês-português: Fernanda Nuffer







Nenhum comentário: