quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SÁBADO CONCERTO DE ENCERRAMENTO DO SEMINÁRIO BRASIL X PANAMÁ

Por Anaceli Nuffer

NA BAGAGEM: MAHLER E BEETHOVEN

   Logo após uma semana das Orquestras Municipal de Campos e Mariuccia Iacovino, chegarem de uma turnê em Portugal, com sete concertos em cidades diferentes, começaram o quinto seminário internacional, desta vez com o renomado maestro panamenho, Samuel Robles, que encerrará o seminário com um grande concerto neste sábado (21), às 15h, na sede da Orquestrando a Vida.
Na bagagem, além de mais uma experiência de uma turnê internacional, as orquestras deixaram o cansaço de lado e se empenharam em estudar Mahler e Beethoven para apresentar no concerto de encerramento, com uma técnica muito difícil, nossos jovens músicos não se intimidaram, 'arregaçaram as mangas' e se empenharam com força total, com um aproveitamento excepcional que vieram adquirindo nos últimos tempos. 
  "O  aprendizado tem sido totalmente aproveitado, viemos de Portugal muito melhores, encerrar a turnê num dos cinco maiores teatros da Europa totalmente lotado mexeu muito com cada um de nós, fomos crescendo a cada concerto e finalizamos bravamente, chegamos ao Brasil com uma experiência magnífica e demos de cara com o Seminário internacional para aprender e apresentar Mahler e dar continuidade ao Ciclo Beethoven, foi assustador e desafiador, mas estamos conseguindo e será mais um grande concerto. Imperdível!".                                                                Abner Rodrigues de Souza - 21 anos - trompete
  "Muito difícil, mas a superação está sendo ótima, estamos cumprindo todas as metas, que nem imaginávamos conseguir. Nosso crescimento e amadurecimento está vindo com muita disciplina de estudos, tocar Beethoven não é qualquer coisa, muito detalhista. Já Mahler é mais virtuoso e exige mais técnica, tocá-lo será um sonho realizado para a orquestra."  Monick Peixoto Monteiro - 19 anos - violoncelo

A Sinfonia N º 4 em Sol Maior de Mahler foi escrita em 1899 e 1900, embora ele incorpora uma canção originalmente escrita em 1892. A canção, "Das Leben himmlische", apresenta a visão do céu de uma 
criança.
Gustav Mahler, maestro judaico austríaco, costuma ser visto como um dos maiores compositores, lembrado por ligar a música do séc XIX com o período moderno. e popr suas grandes sinfonias e ciclo de canções sinfônicas, como exelpo, Das Lied von der Erde (A Canção da Terra). considerado também um exímio maestro por usar combinações de instrumentos e timbres que pudessem expressar suas intenções de forma extremamente criativa, original e profunda. Suas obras (principalmente as sinfonias) são geralmente extensas e com orquestração variada e numerosa. Mahler procura romper os limites da tonalidade, posto que em muitas de suas obras há longos trechos que parecem não estar em tom algum. Outra característica marcante das obras de Mahler é um certo caráter sombrio, algumas vezes ligado ao funesto.


A Sinfonia nº 6 de Beethoven também chamada Sinfonia Pastoral, é uma obra musical precursora da música programática. Dividida em cinco andamentos, tem por propósito descrever a sensação experimentada nos ambientes rurais. Beethoven insistia que essas obras não deveriam ser interpretadas como um "quadro sonoro", mas como uma expressão de sentimentos. É uma das mais conhecidas obras da fase romântica de Beethoven.

Ludwig van Beethoven é considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. 

Nenhum comentário: