quarta-feira, 9 de outubro de 2013

GRANDIOSO CONCERTO COM SINFÔNICA JUVENIL BRASILEIRA

Por Anaceli Nuffer

GRANDE CONCERTO PARA ENCERRAR SEMINÁRIO BRASIL X VENEZUELA COM A SINFÔNICA JUVENIL BRASILEIRA - 150 MÚSICOS CAMPISTAS

 Dia14 (segunda-feira), às 20h, finalizando mais um Seminário Internacional Brasil  x Venezuela, sob a batuta do maestro venezuelano, Roberto Zambrano, o concerto de encerramento será realizado  na belíssima Paróquia do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mais conhecida como Igreja Três Pastorinhos  do Bispo Dom Fernando Rifan, localizada pertinho do SENAC, na av. Visconde de Alvarenga, 354/386 - Parque Leopoldina, com entrada franca.
O Seminário que é patocinado pelo CAF - Banco de Desarrollo de américa Latina, teve início no dia 03 de outubro e está sendo ministrado para as quatro orquestras de nível mais alto, como: Orquestra Municipal de Campos, Mariuccia Iacovino, David Machado e Sinfônica Juvenil Brasileira, esta última que foi inaugurada também pelo maestro Roberto Zambrano em 10 de agosto deste ano, após um Seminário de 10 dias, que culminou em um grande concerto de lançamento da Sinfônica, uma orquestra de grande porte com 150 integrantes, capazes de estudar e apresentar peças difíceis como neste concerto que promete ser um dos mais belos dos últimos tempos.
  Os campistas não devem perder essa grande oportunidade de ver a Sinfônica Juvenil Brasileira,  afinadíssima, aliada a acústica maravilhosa e a sublime beleza da igreja. Um concerto imperdível!

Maestro Roberto Zambrano fala com grande entusiasmo " Já são três anos vindo à Campos, tenho essa dedicação porque aqui encontro um nível muito bom, uma grande receptividade para se trabalhar com o sistema venezuelano. Aqui também encontro uma perfeita e verdadeira combinação do sentido social da música, penso que as ruas de Campos estão ficando vazias, porque os meninos estão aqui, estudando e se dedicando muito, gostaria muito que esse sucesso se espalhasse pelo Brasil todo que é muito grande e tem muitos talentos.
A faixa etária das orquestras não prejudica o andamento do seminário, é importantíssimo que nossos ensaios se tornem uma grande aula, onde ensino desde como sentar-se, a linguagem do maestro , ritmo, teoria, solvejo, história e tantas outras coisas. Não precisamos que uma criança leve cinco anos para conseguir chegar a uma orquestra, no nosso método do 'El Sistema', a prática é rápida, e o resultado é sempre positivo
Continua dando certo na Venezuela e aqui, que é nosso primeiro, maior e melhor núcleo fora da Venezuela.
O concerto será magnífico! Uma excelente oportunidade de grande experiência para os meninos."

Repertório:

Franz Schubert - Sinfonia Inacabada
Richard Wagner - Os Maestros Cantores de Nuremberg
Dmitri Shostakovich - Abertura Festiva
Arturo Marquez - Conga Del Fuego Nuevo

"O Seminário para nós os integrantes das orquestras está sendo muito importante, estamos tendo um grande crescimento musical, além do que a música pode nos dar, pois com o maestro Zambrano não aprendemos só música ou técnica instrumental, mas também toda a parte filosófica da música. O que é muito legal.
'É importante saber que o bom é o inimigo do melhor'. Não queremos ser somente uma orquestra boa, mas a melhor do mundo!"
Maique de Souza - 20 anos - violoncelo

Maestro Roberto Zambrano
 " Estamos em mais um extraordinário seminário com o maestro venezuelano Roberto Zambrano.
Sendo um período um pouco mais extenso, do seminário anterior com o mesmo maestro, ocorrido no mês de agosto. Com toda a minha dedicação á Música Erudita (Clássica ), adquiri, nestas aulas mais conhecimentos e aprendizados a cada minuto que passava. Quero dizer, que é uma experiência, de suma importância participar, integrando-se  a Sinfônica Juvenil Brasileira, pois, esta possuí um  nível superior  de diversos conhecimentos musicais, tanto teóricos, como relacionados a execução de cada uma das peças orquestrais.  Fico feliz e honrada por isso! Tenho uma visão, de que para alcançar um objetivo proposto, é preciso não só ser brilhante! E sim, saber o significado de tudo o que fica ao nosso redor, relacionando-se a tudo vivenciado nos ensaios de naipe e tutti. O mérito e a conquista não poder ser alcançados sem esforços e força de vontade. Tocar, cantar e lutar... "
  Gabriela Nogueira Maia - 13 anos - violino

Fotos: Anaceli Nuffer






Nenhum comentário: